Como vamos usar o sensor Spo2 Fingerclip para medir Spo2 no sangue

- Sep 27, 2018-

 

Um oxímetro de pulso é um dispositivo médico que monitora indiretamente a saturação de oxigênio do sangue de um paciente (em vez de medir a saturação de oxigênio diretamente através de uma amostra de sangue) e alterações no volume sangüíneo da pele, produzindo um fotopletismograma.

O oxímetro de pulso realmente representa um grande avanço nos cuidados clínicos, porque nos fornece uma maneira confiável, simples e indolor de determinar qual é o nível de oxigênio no sangue. Nós já tínhamos outras formas antes (e ainda as temos), mas elas exigem que uma agulha seja colada em um vaso sanguíneo, normalmente a artéria radial onde você sente o pulso em seu pulso.

A coisa que a máquina mede, a saturação de oxigênio, é a proporção (por cento) da hemoglobina nos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio. Nossas células vermelhas de sangue estão cheias de uma proteína chamada hemoglobina, que é um transportador de oxigênio. Os glóbulos vermelhos têm apenas um trabalho principal - pegar oxigênio nos pulmões, transportá-lo para o corpo onde é necessário e jogá-lo lá fora. De muitas maneiras, nossa corrente sanguínea é como um trem de carga, com cada glóbulo vermelho sendo um de uma longa fileira de carros de caixa. Os carros dão voltas e voltas fazendo seu trabalho, com cada glóbulo vermelho vivendo por vários meses antes de ser substituído por um novo.

A saturação de oxigênio representa o número de vagões cheios de oxigênio. Normalmente, quando o trem sai dos pulmões, é pelo menos 95% preenchido. Quando ele retorna para pegar outra carga, ainda é geralmente pelo menos 70% preenchido. Isso fornece aos nossos corpos uma importante margem de erro, algum suprimento de reserva de oxigênio. De fato, se o trem que retorna aos pulmões é, por exemplo, apenas 40% cheio, isso é evidência de sérios problemas porque as reservas estão sendo usadas. O oxímetro de pulso, a luz no dedo do seu filho, mede a saturação do sangue que sai dos pulmões.

A oximetria de pulso é uma tecnologia maravilhosa. Lembro bem quando os dispositivos se tornaram disponíveis, porque eu treinei em uma época em que não os tínhamos. Às vezes, nosso primeiro sinal de que uma criança precisa de oxigênio extra foi quando ela começou a ficar com uma cor escura, o que não acontece até que a saturação caia para cerca de 80%. Agora temos aviso antecipado de problemas. Além disso, é claro, não precisamos mais prender crianças com tantas agulhas. Isso é maravilhoso também.